Falamos Tanto sobre autoaceitação, autoestima, amor próprio, mas na prática, é bem diferente. O que quero contar aqui, é que só encontrei meu amor por mim mesma, só me aceitei como sou de verdade, quando conheci o Yoga.
A prática de Yoga pode ser resumida como uma filosofia que reconhece que mente, corpo e espírito interagem como um todo. Ela permite a conexão consigo mesmo, sem interferência de nada sem ninguém. Você descobre e sente seu corpo, como nunca sentiu antes. Você encontra equilíbrio.
Minha experiência com a prática mudou a minha vida. Minha forma de pensar, me aceitar, me cuidar, me respeitar e me amar. E tudo aquilo que é bom a gente compartilha, né? Antes de tudo, quero deixar claro que Yoga é uma prática que pode ser realizada por TODOS. Você não precisa ser atleta, ter flexibilidade ou facilidade de se "contorcer", como muitos acreditam. Yoga é pratica, e como falei anteriormente, é o equilíbrio da mente, corpo e espírito. Se você quer chegar a fazer as posturas, conhecidas como àsanas, mais "difíceis" (na visão de quem ainda não começou), é só praticar. E você também não precisa ser necessariamente "good vibes", da natureza, como muitos pensam que quem pratica Yoga é. A prática funciona para todos: pessoas que trabalham em um escritório, praticantes de esportes, com uma rotina intensa ou tranquila no dia-a-dia, que podem ter mais qualidade de vida através da prática. O que você precisa é ter consciência que a Yoga não é só uma prática física. Ela vai além.
A prática de Yoga ensina técnicas de respiração, chamadas pranayamas. Nós estamos acostumados a respirar rapidamente, que nem percebemos a nossa respiração mais. Praticando Yoga você sente você sente a respiração com muito mais atenção e controle, do que está acostumado no dia-a-dia.
A experiência da meditação é algo surpreendente. A meditação te permite entrar em concentração plena. Mas antes de começar a praticar, o que você precisa saber é que a prática de Yoga é autoconhecimento. É um estilo de vida cujo objetivo é te conduzir a um estado de paz e quietude, colocando você em contato consigo mesmo.
Eu busquei a prática em um lugar específico para isso. É um lugar totalmente "good vibes", onde o contato com a natureza faz parte da prática. A minha experiência foi com a Hatha Yoga, que é o estilo mais popular do Yoga, no Ocidente. Mas hoje, com o auxílio da tecnologia, posso acessar canais no youtube de ótimos professores, e praticar Yoga em casa.
Se você não tem a oportunidade ou a facilidade de praticar em um ambiente que te deixe mais próximo à natureza, faça em casa mesmo. Eu recebi essa dica e quero passar adiante.
DICAS PARA PRATICAR YOGA EM CASA
1) Você deve começar por separar um ambiente espaçoso, tranquilo e plano.
2) Providencie um MAT , aquele famoso tapetinho de yoga. Ele deve ser antiderrapante e ter aderência ao seu corpo. Se você não conseguir um, pode improvisar com toalha de banho, e nas posturas sentadas, você pode utilizar almofadas para um maior conforto.
3) Evite comer antes da prática. O mais indicado é comer até uma hora antes da prática, ou beber um suco leve 30 minutos antes. Essa recomendação é muito importante para que evite refluxo e mal-estar durante o exercício.
2) Providencie um MAT , aquele famoso tapetinho de yoga. Ele deve ser antiderrapante e ter aderência ao seu corpo. Se você não conseguir um, pode improvisar com toalha de banho, e nas posturas sentadas, você pode utilizar almofadas para um maior conforto.
3) Evite comer antes da prática. O mais indicado é comer até uma hora antes da prática, ou beber um suco leve 30 minutos antes. Essa recomendação é muito importante para que evite refluxo e mal-estar durante o exercício.
4) (O MAIS IMPORTANTE DE TODOS) Respeite o seu limite! Eu te indico a iniciar a prática com ásanas mais simples e leves. Se sentir dor, volte e tente de novo. Vá gradualmente aumentando a complexidade dos exercícios. Para evoluir na prática, você precisa de tempo e dedicação.
Eu gosto sempre de colocar uma música mais instrumental, geralmente mantras (auxiliam na concentração), e acender um incenso. Isso me faz desconectar das preocupações e me conectar inteiramente com a prática.
CANAIS DE YOGA NO YOUTUBE
Quando eu quero praticar em casa, mas de forma guiada, eu gosto de colocar um vídeo no youtube e ir acompanhando aquela prática.
Um dos canais que eu gosto bastante o Yoga para Você. Esse é comandado por um casal que ensina aulas completas de Yoga, oficinas de ásanas, meditações guiadas e exercícios de respiração. Eles também fazem entrevistas com yogis (instrutores de yoga) e passam algumas dicas para viver com mais tranquilidade. Vale muito a pena conferir!
https://www.youtube.com/watch?v=XUuzpAwvXbc
Outro canal que eu acompanho é o NAMU. Eu gosto muito desse, porque cada vídeo é com uma professora diferente. É muito legal. Também vale a pena conferir!
https://www.youtube.com/watch?v=SN9MIrngxZA
Depois de seguir essas dicar, é só praticar.
Se você ainda não conhece o Yoga, conheça! Essa experiência vai mudar muito a sua vida. E se você já conhece, mas assim como eu tem dificuldade de praticar todos os dias, se permita a criar um hábito. Dá pra fazer Yoga em casa, e tem o mesmo resultado do que fazer em um lugar específico. No começo é difícil acostumar, a fazer disso uma regra, mas logo você vai ver que é tão bom, e vai todos os dias separar um momento para praticar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário