A expressão 'Está tudo bem’, é a que tenho usado com frequência para acabar com a pressão que tenho causado a mim mesma por me sentir insatisfeita em não ter realizado todos os meus sonhos e não me sentir bem sucedida ainda. Acontece que só agora realmente entendi que sim, está tudo bem em não ter feito aquela viagem para a Europa, não ter comprado meu carro ou não ter minha casa própria. Só agora entendi que cada um tem um tem um tempo diferente. Não posso e não devo me comparar a ninguém.
Resolvi escrever sobre isso porque tenho visto muitos jovens sofrendo essa pressão imposta tanto pela sociedade, quanto por eles mesmos. Essa cobrança de que ‘temos que realizar tudo antes dos 30’, está completamente errada.
Está errada porque minha jornada é diferente da sua, que é diferente do outro, e do outro. Quando nos comparamos ao outro, só aumentamos o sentimento de incapacidade, diminuindo a vontade de continuar lutando por aquilo que almejamos conquistar.
Mas essa pressão ainda é muito forte porque existe uma cobrança social em cima disso, que nos impõe que devemos fazer tudo antes dos 30. Se formar em uma faculdade, conseguir o emprego dos sonhos, viajar, ter carro, comprar uma casa, casar e ter filhos. Mas esse “manual” não funciona pra todo mundo.
Não existe padrão. Não existe regra.
Não existe padrão. Não existe regra.
Ninguém é obrigado a se casar. O casamento não é a única maneira de ter uma vida completa e feliz. Você pode escolher viver sozinho, e ESTÁ TUDO BEM. Isso depende de pessoa para pessoa. Essa obrigação social faz com que as pessoas vivam infelizes e frustradas. E se o casamento é seu sonho, você não precisa se desesperar, ou querer correr contra o tempo. Está tudo bem se você encontrar um amor depois dos 30.
As pessoas não precisam ter filhos para obter uma vida feliz e completa. É possível encontrar a felicidade em diversas outras coisas, seja em viagens, pessoas, carreira ou até sozinhas, pois todo mundo consegue ser feliz consigo mesmo. E se caso ter filhos for o seu sonho, fique tranquilo, afinal, pais maduros e bem resolvidos são melhor presente para a criança, tenha certeza disso. E está tudo bem.
Essas exigências materiais que provam que você está estabilizado e bem sucedido na vida não precisam ser feitas antes dos 30, ou em qualquer outro momento da vida.
Se achar mais conveniente para você, morar de aluguel e pegar táxi, ESTÁ TUDO BEM. Você é livre para isso.
O que realmente devemos aprender antes dos 30 é desapegar dessas obrigações sociais, mas se você demorar um pouco mais para descobrir essas lições da vida, tudo bem também. Afinal, cada um tem o seu próprio tempo, não é mesmo!?
Não se cobre. Não se culpe. Não se diminua.
E se ainda não realizou todos os seus sonhos, você não está atrasado. Está apenas seguindo o seu caminho, no seu ritmo. Isso faz parte do seu ciclo, do seu tempo, do seu aprendizado. Não se compare ao outro. Sonhos e objetivos são coisas pessoais. Estabeleça os seus e confie em você. Mantenha o foco e os resultados aparecerão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário